3 de janeiro de 2008

CINEFILIA: As cinco promessas de Janeiro







SOBERBA. 2008 não foge à regra: em período de pré-temporada de Óscares, as estreias de autor vão abundar nas próximas semanas e começam já hoje com a chegada de «O Assassínio de Jesse James pelo Cobarde Robert Ford» ou a sátira de Mike Nichols «Jogos de Poder». Mas há que fazer escolhas, porque o dinheiro na carteira pode não chegar e... tempo também é dinheiro. Aqui ficam cinco boas sugestões:

- O ASSASSÍNIO DE JESSE JAMES PELO COBARDE ROBERT FORD: O filme parecia emperrado - categoria que costuma assentar como uma luva aos potenciais fiascos - mas o resultado parece ser melhor do que o esperado. Como actor e produtor, Brad Pitt quer mostrar a figura de Jesse James para lá da lenda. A fotografia promete evidenciar a dimensão crepuscular da história.

- O SONHO DE CASSANDRA: Um novo filme de Woody Allen é tão obrigatório e certo no início de um novo ano que temos de aplaudir a regra, enquanto o cineasta não se cansa. Ewan McGregor e Colin Farrell são dois irmãos que andam às turras por causa de uma mulher. Parece que é mais sério do que «Scoop» mas menos negro do que o excelente «Match Point».

- 4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS: Finalmente a mais recente Palma D'Ouro de Cannes estreia-se nas salas nacionais. O filme romeno foi a surpresa de 2007 e promete um olhar sentido sobre um cenário de guerra. Diz-se que é tocante e tem a marca do bom cinema.

- EXPIAÇÃO: Tem sido o mais falado em matéria de liderança de nomeações nos próximos Óscares. E o que é que tem? Um novo encontro entre a actriz Keira Knightley e o realizador Joe Wright, depois da boa experiência de «Orgulho e Preconceito». Esperemos que não seja o convencional dramalhão romântico em tempo de aparências...

- SWEENEY TODD: O TERRÍVEL BARBEIRO DE FLEET STREET: Sim, é o regresso de Tim Burton. Sim, é muito negro. Sim, traz de volta Johnny Depp em mais uma divertida composição. Sim, parte do musical bizarro e sádico de Stephen Sondheim. Acho que chega para aguçar o apetite.

Sem comentários: