15 de dezembro de 2008

CINEFILIA: As cinco promessas de Dezembro





SOBERBA.
Mês de Natal não é sinónimo de estreias pomposas, até porque os filmes que mais se aproximam das principais categorias para os Óscares e outros festivais de peso só chegam a Portugal lá mais para a frente... O que sobressai na colheita pré-natalícia é muito bom cinema de autor, uma recomendável animação e o esperado regresso de Baz Lurhmann.

-EU QUERO VER: Um documentário peculiar é o que se pode dizer deste filme feito a meias entre Joana Hadjithomas e Khalil Joreige. É através do olhar amadurecido de Catherine Deneuve (que se interpreta a si própria) que se tenta descortinar mais o conflito do Médio Oriente. Uma certeza: a tensão impõe-se, numa guerra sem fim à vista.

-FOME: Já é dos filmes mais elogiados deste ano este trabalho do artista plástico com um nome que nos traz outras recordações - Steve McQueen. O duro retrato de uma prisão no Norte da Irlanda recorda a greve de fome do IRA em 1981. O cinema faz-se à custa da dor.

-AUSTRÁLIA: Chega lá mais para o final do ano este regresso muito esperado do realizador de «Moulin Rouge». É certo que é um épico de fortes convicções - predominam as alusões a «E Tudo o Vento Levou» - e até tem um casal sonante. Mas há quem defenda que este novo filme de Nicole Kidman e Hugh Jackman pode ser uma das grandes promessas falhadas deste final de ano. Será?

- QUATRO NOITES COM ANNA: Já estreou em Novembro, mas recomendo este crepuscular filme polaco. É uma história sobre obsessões, muito bela, com o realizador Jerzy Skolimowski a mostrar-nos como o amor pode ser terno e demente. É intenso, da primeira à última cena.

- BOLT: Ligeirinha, esta comédia da Disney (para lá da Pixar...) habilita-se a ser o filme de animação mais interessante deste mês natalício. O segundo «Madagáscar» que se cuide, porque o herói deste 2008 é um cão que esbate com a aventura. Está já nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação.

Sem comentários: