24 de outubro de 2007

O QUE AÍ VEM... Kantoku Banzai







AVAREZA.
«Uma coisa que odeio nos filmes é quando a câmara começa a andar em círculos sobre as personagens. Acho isso uma total falsidade.» TAKESHI KITANO

O cinema dentro do cinema já é por si um desafio suficientemente intrigante e uma premissa que convida à divisão de opiniões. Foi isso mesmo que conseguiu Takeshi Kitano com a sua mais recente obra KANTOKU BANZAI (ou na versão mais acessível em língua inglesa «Glory to the Filmmaker») na edição mais recente do Festival de Veneza.

E o que nos propõe o realizador de «Brother - Irmão» ou «Zatoichi» em mais um exercício em nome próprio (certamente a resvalar para o egocentrismo)? Uma sátira excêntrica em que o realizador faz de uma abstracção de si próprio como um realizador esforçado através de diferentes géneros para conseguir levar o seu mais recente projecto a bom porto. Começa a receber os louros por fitas de gangsters mas o que a sua personagem pretende é mesmo mudar de coordenadas artísticas.

Há quem diga que o filme deve ter funcionado melhor no papel do que no ecrã e que Kitano dispara em todas as direcções: tanto quer homenagear a ficção-científica quanto o cinema pessoalíssimo de Yasujiro Ozu.


Pode ser Kitano em versão «pop»? Arty? Os rótulos aqui são o que menos interessa. Quer-se é que o filme não demore muito a chegar...

Sem comentários: