4 de novembro de 2007

CINEFILIA: As cinco promessas de Novembro







SOBERBA. Se há alguma coisa que pode descrever este mês no cinema é o regresso em força do cinema de autor. Anote-se na agenda: este Novembro, que está a ser mais caloroso do que o costume, traz com ele os regressos de Cronenberg, Gus Van Sant, Wim Wenders ou Ridley Scott à sala escura. Motivos mais do que suficientes para esperar por um Natal aconchegante e com menos uma dose valente de euros no bolso dada a vontade de não deixar passar ao lado nenhum dos cinco filmes que a seguir se recomendam.
.
- EASTERN PROMISES: Este chega só lá para o final do mês, mas depois dos casos superlativos de «Spider» e, principalmente, de «Uma História de Violência», é com grande expectativa que se aguarda o novo encontro entre David Cronenberg e Viggo Mortensen. Ao que parece há semelhanças com «O Padrinho» dado que esta é uma história muito negra de gangsters. Para clarear o ambiente pode-se contar com a sempre intensa Naomi Watts.
.
- PARANOID PARK: Espera-se mais um estranho acontecimento, o intimismo cinéfilo a toda a prova e um outro olhar sobre a juventude. A isso nos habituou a obra de Gus Van Sant, que aqui volta a convocar um elenco de desconhecidos para contar como a vida de um jovem se altera assim que se torna responsável por uma morte.
.
- GANGSTER AMERICANO: Ridley Scott é capaz do genial («Blade Runner») como do medíocre («G.I.Jane»). No entanto, este confronto entre Denzel Washington e Russell Crowe em lados distintos da lei é já falado como um dos próximos alvos das estatuetas douradas. O orçamento é de cem milhões de dólares!!
.
- ACROSS THE UNIVERSE: Aqui está o potencial candidato a musical mais ambicioso, estranho e inventivo do ano. Porquê? Porque a realizadora de «Frida», Julie Taymor, colocou um grupo de adolescentes a cantar o amor, ou melhor, as letras das músicas mais famosas dos Beatles. Não é por acaso que a acção se passa nos anos 60. Onde? A partir dos estaleiros de Liverpool.
.
- BEOWULF: Depois da experiência falhada de «Polar Express», o discípulo de Spielberg na arte da magia do cinema para toda a família, Robert Zemeckis, quer ser o herdeiro do sucesso deste ano de «300». Para tal, conta uma história fantástica, com um guerreiro às turras com um gigantesco vilão. A qualidade gráfica do filme incide sobre animação gerada após imagem real. O elenco tinha de ser de luxo: John Malkovich, Anthony Hopkins, Robin Wright Penn e Angelina Jolie. Pode ser o regresso em grande da fantasia ou mais um contributo para a desgastar no grande ecrã.

Sem comentários: