10 de novembro de 2007

CINEFILIA: Ninguém esquece andar de bicicleta







GULA. O povo é sábio quando diz que nunca ninguém esquece como aprendeu a andar de bicicleta. E, como uma reminiscência nos conduz logo para outra, tentei recordar-me de como a bicicleta pode ser o meio de transporte indicado para nos lembrarmos de determinado filme. O que é certo é que, ainda a propósito de «Ladrões de Bicicletas», rapidamente cheguei a uma shortlist.

Os cinco filmes são para toda a família e marcaram à sua maneira as salas de cinema. Muito usada como ferramenta de comédia, a bicicleta é nos seguintes cinco filmes uma espécie de actriz secundária. Que, pelo seu carácter minimalista, ajuda a ilustrar o temperamento ingénuo, batalhador e humilde das suas personagens.

- HÁ FESTA NA ALDEIA: Bonito exemplo do humor de Jacques Tati que, neste caso e à semelhança de uma curta-metragem já aqui referida, veste a pele de um carteiro com vontade em inovar os seus métodos de entrega. As longas peripécias com a bicicleta ajudam à comicidade simples.

- MR. BEAN EM FÉRIAS: Rowan Atkinson assumiu que este seria o último filme de Mr. Bean no cinema. O que é certo é que a personagem homenageia justamente Jacques Tati numa competição de bicicletas entre o protagonista e ciclistas profissionais que é colada de «Há Festa Na Aldeia».

- A VIDA É BELA: Roberto Benigni demonstra a sua alegria pela vida ao deslocar-se constantemente de bicicleta, muitas vezes levando a mulher e o filho consigo. Neste drama que dá uma vião diferente e enternecedora do conflito, Benigni conseguiu o que queria: levar o espectador a emocionar-se e a olhar o mundo pelos olhos de uma criança.

- E.T. O EXTRATERRESTRE: Sempre que se pensa em bicicleta no cinema, a primeira imagem que vem à memória talvez seja a deste filme, com E.T. a voar com o jovem Henry Thomas de bicicleta, passando frente a uma lua cheia. Esta cena já faz parte da história de Hollywood.

- BELLEVILLE RENDEZ-VOUS: Em animação, este filme é talvez das melhores combinações entre traço artístico e história apelativa. Não esquecer que o sobrinho de Madame Souza, o tal que é raptado para os Estados Unidos, é ciclista, participante da Volta à França.