9 de abril de 2009

CINEFILIA: As cinco promessas de Abril









SOBERBA. É um mês que se avizinha apinhado de estreias (há semanas em que o número de novos filmes ultrapassa a meia dúzia), o que não quer dizer que proliferem por aí as propostas com interesse. Há obras para todos os gostos, mas sente-se falta de um título mais forte. Ponto positivo? O novo cinema brasileiro e o português que não se rende aos lugares-comuns dão sinais de vida.

- UM AMOR DE PERDIÇÃO: A história de Camilo Castelo Branco é actualizada pela mão hábil de Mário Barroso. É certo que a ideia de ir às obras clássicas da literatura é uma aposta segura, mas capaz de resultados sofríveis, como o êxito de «O Crime do Padre Amaro». Não há esse risco por aqui. Basta ver o trailer para se perceber que o que se pretende é usar o património literário em nome de um experiente cinema, contido e inventivo. É bom recordar que Mário Barroso ofereceu-nos bons trabalhos como «O Milagre Segundo Salomé».

- A ORGANIZAÇÃO: É o tudo ou nada para o realizador Tom Tykwer em Hollywood. E é prometedor este filme em alta voltagem, porque mete um agente na caça a um banqueiro suspeito de crimes como lavagem de dinheiro e até terrorismo. Podia ser uma busca frenética para apanhar um outro Madoff, mas aqui, ao que parece ainda se vai mais longe. Clive Owen e Naomi Watts devem funcionar bem juntos.

- AUTOCARRO 174: O novo cinema brasileiro volta a mostrar o que vale e logo às ordens do experiente Bruno Barreto. Apesar de se basear na célebre tragédia que envolve o sequestro dos passageiros de um autocarro, cria um relato ficcional em torno de um órfão. Aqui não há heróis nem vilões. Apenas pessoas.

- HISTÓRIAS DE CABARÉ: É o filme transgressor do mês ou não fosse dirigido pelo independente Abel Ferrara. Ray Ruby's Paradise é um cabaret em Manhattan, espaço onde a falência figura no horizonte...

- APPALOOSA: É o regresso do também actor Ed Harris à realização. E logo a pretender ressuscitar o western. Só pela ousadia e pela sua interessante proposta anterior («Pollock») merece atenção. Além disso tem Viggo Mortensen, Jeremy Irons a fazer de mauzão e até uma perninha de Renée Zellweger. Alguém dará por ele?

Sem comentários: