28 de abril de 2009

NA SALA ESCURA: Mais 3D, menos história












GULA. «Posso não ter cérebro mas tenho uma ideia.» B.O.B (Seth Rogen, na versão original)

Depois de uma pausa para descanso, eis-me de volta a reflectir sobre o cinema e os seus novos caminhos. É certo e sabido que o que aí vem passa cada vez mais pela profundidade, ou seja, por dar novo cunho ao olhar. As projecções 3D deslumbram, tal como, por exemplo, a perspectiva deslumbrou na pintura do Renascimento.

Não sei se será o fim do ecrã plano, até porque no passado houve outras experiências que não resultaram - quem esquece os óculos coloridos para ver o clássico «O Monstro da Lagoa Negra»?

No entanto, há um aperfeiçoamento da tecnologia (sim, ainda a precisar de óculos...) que, aliada à animação digital, permite criar um assombro e uma vivacidade que pode dar novo fôlego a um cinema dizimado pela multiplataforma de ecrãs, a cópia, a democratização dos filmes.

Sabe-se também que se testam já novas televisões e há experiências verosímeis que apontam para técnicas que permitem descolar os conteúdos visuais até 40 centímetros do ecrã. As potencialidades são imensas, mas o cinema deve avançar nesse sentido sem descurar o seu imenso património.

A mais recente animação da Dreamworks, MONSTROS VS. ALIENS, é um divertimento em grande, enaltecido por uma técnica aprumada e um conhecimento já muito confortável dos efeitos da tridimensionalidade no olhar de um espectador ávido de novas sensações.

Colorido e com personagens dinâmicas, o filme volta a colocar em alta a indústria da animação, que tem saído fortalecida pela capacidade em entreter não só os mais novos como os adultos. A Pixar ainda é rainha nestas experiências, mas esta paródia à ficção científica não tem nada com que se envergonhar.

Quanto muito, falta-lhe uma história mais coesa, alguma coerência nas suas personagens demasiado caricaturais, mas a vontade em convocar memórias ligadas à ficção científica permitem hora e meia do mais puro divertimento. O cinema também é isso!

Outra crítica ao filme aqui

MONSTROS VS. ALIENS
De Rob Letterman e Conrad Vernon
* * *

Temos uma mulher gigante a lembrar a heroína «série Z» de outros tempos; um insecto com reminiscências de «A Mosca»; um ser aquático muito próximo de «O Monstro da Lagoa Negra» e uma figura gelatinosa que é talvez a mais cómica de todas. Depois, há extraterrestres esquizofrénicos, um presidente dos EUA incompetente e a lembrar «Dr. Estranhoamor» de Kubrick. Sim, é nesta panóplia de lembranças que esta diversão animada ganha pontos. É mais um sucesso global, embora lhe falte uma história que prima pela originalidade. No entanto, a grande técnica 3D e o assumir de que aqui o que conta é mesmo o artificialismo absurdo do excesso dão força e graça a esta obra. Sim, MONSTROS VS. ALIENS é um filme engraçado.

Sem comentários: