9 de março de 2010

CINEFILIA: As cinco promessas de Março










SOBERBA. Ainda sob o efeito das estreias apressadas a tempo dos Óscares, Março é um mês interessante em matéria de cinema de autor (mesmo de realizadores já com força comercial como Tim Burton ou Peter Jackson). Além disso, é também o mês do último filme de Heath Ledger, em "Parnassus - O Homem Que Queria Enganar o Diabo", de Terry Gilliam.

- ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS: Tim Burton volta a apropriar-se de uma história de tom onírico, conhecida de todos. A expectativa em torno deste gigantesco projecto, que representa a sua estreia no 3D, deve-se principalmente à sua capacidade em reinventar um imaginário. É o seu regresso à cumplicidade com Johnny Depp e à Disney. É o filme mais aguardado do ano, so far...

-
VISTO DO CÉU: O que é feito de Peter Jackson desde "O Senhor dos Anéis"? A resposta chega agora: adaptação de um conhecido romance sobre uma jovem de 14 anos que é assassinada. Num outro plano, resta-lhe olhar de cima o que se passa com os seus entes queridos. É uma premissa arriscada, mais melosa do que se podia esperar de Jackson. Mas não é por isso que é menos interessante. Stanley Tucci chegou a ser nomeado para o Óscar de Actor Secundário.

- TONY MANERO: Cinema do mundo ainda consegue chegar às nossas salas... Trata-se de uma produção independente chilena, que aborda os tempos duros e melindrosos de Pinochet. Entre a comédia e o terror humano, é o relato de um serial killer que tem uma obsessão pela personagem de John Travolta em 'Saturday Night Fever'.

- ALMA PERDIDA: Cinema norte-americano mais pequeno (e por isso, geralmente, mais interessante), que representa o regresso ao protagonismo de Paul Giamatti. É certo que pouca gente deu por este trabalho, mas a forma como supostamente reflecte sobre a alma e a consciência, enquanto se seguem as deambulações de um actor, merece atenção. E, claro, Emily Watson também entra. Deve valer a pena.

- AS ERVAS DANINHAS: O filme europeu do mês é também o regresso de Alain Resnais. A premissa? Uma mala perdida e depois encontrada abre a porta à romântica aventura de um casal.

Sem comentários: