11 de abril de 2010

CINEFILIA: As cinco promessas de Abril

SOBERBA. Abril é um mês de impasse: as estreias mais fortes pré-Óscares já por nós passaram e aguardam-se as grandes apostas para o Verão cinematográfico.

É algo que explica a míngua de bons filmes, ausência de projectos de autor ou algo de realmente interessante. Por isso, nada como seleccionar bem o que se pode ver ou aproveitar para apanhar ainda em sala os projectos que escaparam nos primeiros meses do ano, período de verdadeira overdose de estreias.

- GREEN ZONE - COMBATE PELA VERDADE: Arrisca-se a ser o filme de acção mais sólido da temporada e uma das últimas investidas de Matt Damon como herói de alta voltagem - o actor já afirmou estar cansado de correrias... Ainda assim, há elogios por toda a parte a este trabalho que une o actor a Paul Greengrass, responsáveis por grande parte do êxito da trilogia de Jason Bourne. Damon é um sargento no terreno vulnerável do Iraque, que procura armas de destruição maciça enquanto se apercebe de uma conspiração...

- PÁRE, ESCUTE, OLHE: É bom perceber que apesar de nunca ter estado tão em baixo, o cinema português vai resistindo. Quando se sabe que o documentário tem força e público por cá (os números de cada edição do DocLisboa comprovam-no), chega às salas este documentário de Jorge Pelicano sobre as memórias dos transmontanos da centenária linha ferroviária do Tua, entre Bragança e Mirandela. Portugal questiona as suas gentes.

- HOMEM DE FERRO 2: É a obra-pipoca do mês que surge com expectativas em alta devido ao bom resultado do primeiro filme. É certo que as sequelas deixam quase sempre um amargo de boca, mas aqui, além de Robert Downey Jr. há outros factores de interesse, nomeadamente ao nível do elenco renovado. Por aqui passarão Samuel L. Jackson, Don Cheadle e ainda as muito aguardadas presenças de Scarlett Johansson e Mickey Rourke.

- 9: A animação lembra os trabalhos mais engenhosos de Tim Burton, mas o que se sabe é que o filme desapontou nas bilheteiras norte-americanas. É um retrato de um mundo pós-apocalíptico sem o tom adocicado de 'Wall-E'. O protagonista é um pequeno boneco de sarapilheira que decide perceber por que razão as máquinas dominam o planeta.

- O TEMPO QUE RESTA: Produção britânica de Elia Suleiman, que opta aqui pelo retrato semi-biográfico. Do mesmo realizador israelita que causou surpresa com 'Intervenção Divina', eis uma produção dividida em quatro episódios sobre uma família, desde 1948 até à actualidade. Uma tentativa de mostrar os palestinianos que foram chamados de "israelo-árabes". Vivendo numa espécie de campo minado no seu próprio país.

1 comentário:

andrellv disse...

Das 5 promessas de abrl ainda só vi o Green Zone e, embora esteja um filme de acção bem conseguido, deixou-me ligeiramente desiludido pelo facilistismo do guião... o filme vai sempre na direcção na direcção esperada e os supostos "twists" vêm-se a quilómetros de distãncia. Destaque para a performance dos actores e para o sempre profissional trabalho de câmara do senhor green grass. Dos demais, já estive mais entusiasmado com o "9" e o iron man vou ver de certeza... nem que seja para me divertir um bom bocado.

Grande abraço Rui!
A.