11 de julho de 2006

A arte de pecar pelo olhar

Confesso: também tenho o pecado do cinema. Não há volta a dar... Sempre que uma nova obra se impõe ao olhar deixo-me submergir no universo proposto e controlado da tela (ou, cada vez mais, do ecrã de televisão) e deixo-me coordenar por um espaço/tempo virtual que, apesar de mero simulacro, durante duas horas é mais realista que muitas pessoas que se cruzam no meu caminho. Nesta arte do fascínio, mas também do refúgio, as imagens também se podem traduzir por palavras e, ao fim de alguma relutância, decidi embrenhar-me na blogosfera, sem pretensões de nada além de partilhar (ou não) o que penso sobre o que vejo - mesmo que ninguém leia, posso sempre cultivar o meu umbigo... Quando se defende "o cinema como pecado", nada melhor do que iniciar este espaço de sugestões "pecaminosas" com o filme que aglutina as sete maneiras mortais de sair da linha. David Fincher já tinha dado algumas cartas em "Alien 3 - A Desforra", mas pouco se conseguiu desprender dos filmes anteriores da saga, até que aceita dirigir um "thriller" negro nas motivações e, de tal forma elaborado, que só com muito engenho pôde ser levado a bom porto. "Se7en - Sete Pecados Mortais" é a escolha perfeita para sublinhar "a 7ª arte como oitavo pecado capital".

Pecado do Dia: Todos.

De 1995, "Se7en" reinventou um género quando já tudo parecia inventado. A fotografia baça, os personagens à deriva, o confronto de métodos, a morte manipulada até à última exaustão e um "twist" de causar pele de galinha. Quase sem se dar por isso, tornou o "film noir" mais negro do que alguma vez tinha sido e Brad Pitt revelou-se um actor que quer ser levado a sério. Cada pecado mortal é dissecado da forma mais incisiva, para culminar no confronto com um dos vilões mais famosos da História do Cinema. Aqui, cada imagem permanece na retina, como aquele tormento que fica impregnado no inconsciente. * * * * *

1 comentário:

Mia disse...

RPV,
Primeiro que tudo, benvindo à blogosfera! Já não era sem tempo!
E como não podia deixar de ser, sobre cinema! Vou ter que avisar o meu pai que tens um blog, para ele continuar a formar a sua opinião cinematográfica com as tuas escolhas e gostos. Vou fazer o link no meu blog e vou trazer o Mundo ao teu! lol!
Beijinhos e boas escritas!