8 de novembro de 2008

CINEFILIA: As cinco promessas de Novembro








GULA.
Novembro é um mês já forte de estreias, uma tendência que vai crescer até ao fim do ano (não esqueçamos que o Natal está aí à porta). E nem só de 007 se faz este mês. Há ainda o reencontro entre DeNiro e Al Pacino ou o regresso de Ridley Scott com DiCaprio e Russell Crowe. Enfim, há que escolher. Esta é a minha selecção.

- A TURMA: As expectativas estão muito altas para este filme que venceu a Palma d'Ouro de Cannes e que, segundo consta, faz repensar o modelo de ensino e a sua importância. É uma obra quase documental, apesar dos alunos interpretarem à sua maneira a sua vivência enquanto jovens com aspirações. É bom voltar à sala de aula.

- 007: QUANTUM OF SOLACE: James Bond volta a ser cada vez mais músculo e nervo do que elegância e falso pudor. É certo que Daniel Craig já nos convenceu que é o agente certo para o espírito agitado deste novo século, mas a curiosidade aumenta para ver como se dá a personagem com a vingança. Cada filme continua a ser um acontecimento.

- ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA: É o acontecimento do ano, dado representar a adaptação do «nosso» Saramago pelo realizador de «A Cidade de Deus». Há quem diga que o filme desilude, mas é esperar para ver como é resolvida esta bela alegoria sobre a lucidez. O elenco é sólido e liderado pela excelente Julianne Moore. É obrigatório!

- A CIDADE DOS HOMENS: O novo cinema brasileiro continua muito preso à sua realidade de favela. No entanto, este ultra-realismo merece ser descodificado e percebido para lá do fenómeno «A Cidade de Deus». A obra resulta de uma bem sucedida série da TV Globo.

- A FRONTEIRA DO AMANHECER: O filme de travo europeu do mês é de Philippe Garrel, aqui a experimentar um drama rodado a preto e branco. O motivo de interesse é perceber como prossegue o estilo do realizador de «Os Amantes Regulares» (2005).

Sem comentários: