10 de fevereiro de 2008

Jornais a darem DVD volta a ser moda







GULA.
«O interesse no cinema reside no medo de morrer.» JIM MORRISON
O filão não é novo mas nunca esteve tão ao rubro como nos últimos tempos: com a quebra das tiragens, os jornais «deitam as unhas de fora» e aguçam o apetite dos portugueses para as borlas. Sempre que há um DVD de oferta, a edição esgota.

Essa máxima é bem visível no despique «DN» e «Correio da Manhã» às sextas, que oferecem DVD assim, sem mais nem menos.

Consta que o jornal centenário quer ganhar pontos neste dia da semana e, por isso, toca a distribuir DVD ao sábado (depois da compra do cartão à 6ª), que traz filmes memoráveis como «Sob Suspeita» ou «América Proibida» e esquecíveis como «Compromisso de Honra» ou «Golpe no Paraíso». Há que saber escolher...

A «Visão» não quis ficar alheada e também está a oferecer propostas interessantes sem subir o preço de capa. Já deu «Bouce - Um Acaso com Sentido» e «O Aviador», estando previsto ainda «O Fiel Jardineiro».

Mas... as melhores notícias ficam para o fim. Com o bom gosto do costume, o «Público» vai lançar a colecção mais importante deste «campeonato».


OK, não é de graça, mas reúne 25 obras-primas de 25 grandes cineastas, trazendo um livro dedicado a cada um dos realizadores e a promessa da qualidade «Cahiers du Cinéma». Boa aposta, ainda que o preço sejam os habituais 9,90 euros. Percebe-se, a qualidade paga-se, quando para mais vão passar por aqui Kurosawa, Scorsese, Leone, Truffaut ou Kubrick.

No entanto, a abrir as hostes está a obra-prima de Charles Chaplin, «O Emigrante», com o preço de lançamento de 3,99 euros. O melhor fica para o fim, de facto... Mas será que falta muito para nos darem dinheiro para levarmos connosco filmes em formato digital?

Sem comentários: