1 de outubro de 2008

CINEFILIA: As cinco promessas de Outubro







GULA.
Embora Setembro tenha sido um mês calmo em matéria de estreias na sala escura, as coisas agitam-se agora, com Outubro a figurar como mês da rentrée. As novidades são tantas e tão boas, que nem deu para incluir o novo filme com uma grande interpretação de Julianne Moore, «Desejos Selvagens», a nova produção de Tiago Guedes e Frederico Serra depois de «Coisa Ruim», «Entre os Dedos», e o novo encontro entre De Niro e Al Pacino, no policial de «The Righteous Kill». Depois resta saber quais destas promessas se confirmam bons trabalhos realmente...

- MAL NASCIDA: João Canijo é provavelmente o mais interessante cineasta português da actualidade. Quem viu «Sapatos Pretos» ou «Noite Escura» sabe do que falo. Por isso, espera-se tudo neste filme sobre uma mulher que «mal nascida, é uma mal amada e eterna viúva do seu pai». Espera-se emoção e dor.

- DO OUTRO LADO: Mais um grande regresso, de um cineasta jovem, que mudou muita coisa ao dirigir o soberbo «A Noiva Turca». O turco Fatih Akin regressa à sua Istambul para mostrar a jornada de um homem para encontrar a filha da sua madrasta. Há uma promessa desde já: será uma jornada de intensidade.

- W: O cinema descobriu que odeia George W. Bush. No mês seguinte à estreia do documentário que simula a morte do presidente dos Estados Unidos, Oliver Stone volta a mostrar que é o cineasta mais polémico e aguardado ao questionar a política, colocando Josh Brolin na pele do político que é mais perito em gaffes do que em grandes ideias. O filme, que já gera burburinho por todos os lados, é motivo suplementar de interesse, dada a convulsão financeira da maior economia do mundo.

- DESTRUIR DEPOIS DE LER: O novo filme dos Irmãos Coen é tão obrigatório quanto o novo de Woody Allen, Almodóvar, Kusturica ou Scorsese. É uma dupla que já vale por si e que renasceu com a ovação de «Este País Não é Para Velhos». Agora regressam à comédia desbragada, depois dos seus últimos títulos do género não terem sido bem aceites por toda a gente. Vai valer a pena ver Brad Pitt e Frances McDormand a quererem dar o golpe em Malkovich....

- BERLIM: O realizador de «O Escafandro e a Borboleta» a homenagear a obra de Lou Reed? O projecto, a oscilar entre o documentário e o filme-concerto, merece a atenção por juntar um grande realizador a um grande músico.

Sem comentários: