28 de dezembro de 2006

Os 10 pecados cinéfilos de 2006

As listas começam a surgir, à medida que esmorecem as estreias de Natal e se aguardam as primeiras grandes estreias do ano – elas começam a chegar como é o caso de BABEL e O TERCEIRO PASSO... Como traçar um retrato do ano cinematográfico? Bem diversificado, com poucos filmes que realmente merecem ser recordados mais tarde, um excesso de animação e... cinema português débil (o único êxito considerável é mais uma adaptação de uma peça de teatro e de uma "sitcom" televisiva. O segredo, contudo, está em saber escolher. E não é assim tão difícil assinalar os 10 pecados cinéfilos de 2006. Eis a minha lista:

10 - VOLTAR
Pedro Almodóvar regressou à sua homenagem feminina e ao território dos romances de cordel com uma pitada de fantástico. Não é a sua obra mais sólida, é antes um bom regresso à sensualidade humorística.

9 - A CIÊNCIA DOS SONHOS
Embora massacrada por parte da crítica nacional, este delírio de Michel Gondry consegue desprender-se dos argumentos de Charlie Kaufman e ter asas para seguir sozinho. Onírico, ingénuo e iconoclasta é, essencialmente, um belíssimo conto de amor.

8 - JUVENTUDE EM MARCHA
Pedro Costa criou este ocaso para a sua trilogia dedicada aos personagens reais do Bairro das Fontainhas. Denso, este docudrama distorce as convenções do realismo e apresenta retratos doridos de pessoas à espera de um rumo.

7 - A LULA E A BALEIA
Além do bom exemplo de UMA FAMÍLIA À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS, o cinema "indy" norte-americano deu nas vistas neste melodrama sobre as consequências de um divórcio junto de dois jovens. Sente-se o dedo de Wes Anderson (aqui mero produtor), na atenção aos pormenores cénicos e narrativos.

6 - O MUNDO
Um parque de diversões oriental, em que todos os monumentos do mundo possuem réplicas, dá o mote a este drama crepuscular sobre vidas desmembradas numa China cosmopolita. A vida suburbana contrasta com uma visão de aparente globalização onde a tragédia acaba por se revelar.

5 - BOA NOITE, BOA SORTE
George Clooney supera-se neste belíssimo retorno à "Caça às Bruxas", desta vez centrando a óptica no jornalismo. O tratamento da imagem a preto-e-branco é de pura antologia, bem como o desempenho de David Stratheirn.

4 - ENTRE INIMIGOS
Spike Lee aliviou o seu estilo com um filme de golpe, mas Martin Scorsese, que fez o mesmo, saiu-se melhor: embora seja um "remake", este jogo dúplice de agentes infiltrados ganha pelos toques de mestre de Scorsese e pelas interpretações grandiosas de Nicholson, DiCaprio e Damon.

3 - O NOVO MUNDO
Outra das surpresas do ano, vem pelas mãos do perfeccionista e atípico Terrence Malick: uma visão crepuscular de Pocahontas, com belíssimos ambientes e uma gestão dramática de perder o fôlego. É também o filme-redenção de Colin Farrell, depois do desaire de ALEXANDER.

2 - MATCH POINT
Woody Allen ainda consegue inovar: desta vez, com um drama surpreendente, um teste às convicções humanas, rodado em Londres e ao som de ópera. Talvez por isso, esta tocante história seja o seu melhor filme nos últimos anos. Não é só uma questão de sorte... é também de génio!

1 - UMA HISTÓRIA DE VIOLÊNCIA
O cineasta das mutações orgânicas preferiu a transformação de atitude em nome de um passado que se quer obscuro. Poderá o mesmo homem ter duas faces? Viggo Mortensen é a pessoa certa para o responder, numa poderosa tese sobre a desconstrução de um monstro por detrás de uma pessoa normal. Cronenberg cria o seu mais sólido objecto de cinema, com uma direcção soberba e ainda uma participação minúscula e irresistível de William Hurt. O pecado de 2006 é claro: a IRA.

2 comentários:

Anónimo disse...

A minha lista, se a fizesse (gosto de apenas deixar pelo meu blogue o melhor filme do ano e não os seguintes classificados) contaria com alguns filmes que não mencionaste: Kiss Kiss Bang Bang, V for Vendetta e principalmente Little Miss Sunshine.

Um abraço e um 2007 em grande!

emot disse...

1. Babel
2. The Departed
3. Uma História de Violência
4. Match Point
5. Boa Noite, e Boa Sorte.
6. Volver
7. O Libertino
8. The Queen
9. Finais Felizes / V por Vingança
10. A Senhora da Água

anda por aqui... Em exclusivo mundial para o teu blog.