9 de julho de 2008

CINEFILIA: As cinco promessas de Julho








SOBERBA. Para mês de Julho, a oferta até nem é má porque, ao contrário de outros períodos, consegue equilibrar estreias de grande fôlego com cinema de autor. Há espaço para tudo nas salas, embora seja a praia o cenário mais convidativo.

- O PANDA DO KUNG FU: A Dreamworks volta a enfrentar a Pixar e até consegue bons resultados. Trata-se de um divertimento genuíno, com excelentes imagens coloridas, sobre um panda que sonha ser um ás entre os «samurais». Tudo bate certo, em particular a escolha de Jack Black e Dustin Hoffman para darem voz a discípulo e mestre, respectivamente.

- OS AMORES DE ASTREA E CELADON: Numa floresta em pleno tempo dos druidas, o pastor Celadon e Astrea amam-se. Mais tarde, um engano gera um jogo de maldições, neste conto sobrenatural de que não esperávamos ver Eric Rohmer dirigir. Se a curiosidade matasse...

- CAPÍTULO 27 - O ASSASSINATO DE JOHN LENNON: Trata-se de mais um drama biográfico, com a particularidade de não se centrar num herói mas num assassino, Mark David Chapman, o autor dos disparos que vitimaram John Lennon. Diz-se que é o papel da vida de Jared Leto.

- O CAVALEIRO DAS TREVAS: Christopher Nolan «escureceu» Batman que, ao que parece, nunca esteve tão sombrio como neste conto negro, que permite ver Heath Ledger a despedir-se na pele de um alucinado Joker. As expectativas são gigantescas.

- TROPA DE ÉLITE: José Padilha criou o filme de cinema brasileiro mais falado desde «A Cidade de Deus» e a violência volta a ser o tema central, prometendo expressividade, choque e uma realização inabalável neste olhar para as milícias traficantes de droga e a polícia.

Sem comentários: