9 de fevereiro de 2009

CINEFILIA: As cinco promessas de Fevereiro










SOBERBA. O mês é até mais pequeno do que os outros, mas raramente se viram tantas obras de autor a estrearem-se à pressa, antes que os Óscares cheguem. A variedade da oferta é de aplaudir, mas dificulta a tarefa de quem não pode ir quase diariamente ao cinema. Além dos filmes citados em destaque, convém lembrar que este mês é também o de «Maradona», de Kusturica, «O Casamento de Rachel», de Jonathan Demme, do muito elogiado «Um Dia de Cada Vez», de Mike Figgis, da comédia francesa «Só um Beijo, Por Favor», da animação «Coraline e a Porta Secreta», de Henry Selick (realizador de «O Estranho Mundo de Jack»), ou do documentário «Homem no Arame». Uff...

- REVOLUTIONARY ROAD: Os aplausos têm ido inteirinhos para Kate Winslet, mas convém não esquecer que temos na realização Sam Mendes (que já nos deu essa bela ironia familiar que é «Beleza Americana») e Leonardo DiCaprio a querer mostrar que é cada vez melhor actor.

- QUEM QUER SER BILIONÁRIO?: É o filme-surpresa deste ano - aquele candidato aos principais prémios, que chega de onde menos se espera... Obra forte que quer ser um original elogio do amor, centrado no lado sujo de Bombaim. Danny Boyle é um realizador de se lhe tirar o chapéu... O ritmo deste conto sobre a busca pela paixão de infância é imbatível!

- MILK: Gus Van Sant é um dos mais interessantes cineastas norte-americanos da actualidade. Depois de várias experiências à margem da indústria, ei-lo de novo com uma história forte e polémica: a do primeiro político norte-americano a ganhar eleições depois de assumir a homossexualidade. Diz-se que Sean Penn é novamente extraordinário.

- DÚVIDA: Já foi peça de teatro com Eunice Muñoz e Diogo Infante, agora é filme de Hollywood com Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman (que dupla!). John Patrick Shanley adapta a sua obra com particular cuidado. Diz-se que as interpretações são de cortar a respiração e que há uma vontade legítima em aproximar o cinema do teatro. Quem falará a verdade?

- O LEITOR: Mais um filme de intensas composições, com novo foco em Kate Winslet (que está nomeada para o Óscar e é a grande favorita). Atrás das câmaras está Stephen Daldry, sim o mesmo de «As Horas» e do fantástico «Billy Elliot».

Sem comentários: