7 de maio de 2009

CINEFILIA: As cinco promessas de Maio









SOBERBA. Não se pode dizer que seja um mês rico em estreias mais comerciais. Sim, é o mês do regresso de «Star Trek» e de «Anjos e Demónios», filme que previsivelmente vai arrasar a concorrência. Mas há bons sinais quanto a filmes de cariz mais independente e cinema do mundo.

- A CIDADE DOS HOMENS: É uma tendência interessante de analisar. No espaço de um mês chegaram às salas três títulos fortes do novo cinema brasileiro. É de aplaudir o esforço... Este título vem com dois anos de atraso, já esteve para estrear-se antes, mas agora é que é. No fundo, é a passagem de uma célebre série da Rede Globo para o grande ecrã e mais uma análise sobre a difícil vida nas zonas mais pobres das grandes cidades.

- STAR TREK: É outro dos títulos fortes deste Verão cinematográfico. Vai ser curioso analisar até que ponto a saga resistiu ao tempo e está pronta para nova vida. A ficção científica está mais avançada. Será que o futuro de Star Trek é passado? O realizador J.J Abrams costuma ser competente e os valores de produção envolvidos são de assinalar. Vale pelo saudosismo.

- SUJIDADE & SABEDORIA: Diz-se que é uma desilusão, mas o projecto desperta a curiosidade. Trata-se da estreia de Madonna na realização e na escrita de um argumento e logo numa comédia dramática, centrada em Londres.

- HISTÓRIAS DE CAÇADEIRA: Caso exemplar do novo cinema independente norte-americano, cheio de boas intenções. Com os campos de algodão e as estradas pequenas do Sudeste do Arkansas como pano de fundo, dois meios-irmãos defrontam-se após a morte do pai. Retrato violento de laços de sangue divididos.

- CADA UM O SEU CINEMA: Tardou mais foi... A propósito dos 60 anos do Festival de Cannes, 33 cineastas de 25 países pensam o cinema. Obra importantíssima, porque aglutina muitas das mais sensíveis formas de filmar. Quem passa por aqui? Desde os irmãos Coen a David Cronenberg, passando por Takeshi Kitano, David Lynch, Nanni Moretti, Gus Van Sant, Wim Wenders, Alejandro González Iñarritú, Lars von Trier, Bille August, Atom Egoyan ou Roman Polanski. Sim, Manoel de Oliveira também cá está.

Sem comentários: