19 de setembro de 2007

NA SALA ESCURA: A ratazana é um doce








GULA.
«Toda a gente consegue cozinhar. O que não quer dizer que toda a gente o deva fazer.» REMY

Antes de ir de férias, houve tempo para ir ver o último prodígio visual da Pixar. Na verdade, o acto de ir ver um filme da Pixar é sempre uma experiência interessante. Vou com o espírito de uma criança de seis anos à espera de ser surpreendido e o ímpeto destruidor do crítico gastronómico caricatural deste filme, Anton Ego, à espera de um passo em falso para poder dizer: «OK, a Pixar finalmente deu um tiro ao lado. É falível. Tantos milhões para nada!!»

Pois bem, ainda não é desta que o vou poder fazer. Ou melhor: tenho mesmo de lhe tirar o chapéu porque RATATUI é, talvez, o melhor filme da produtora desde À PROCURA DE NEMO.

Em jeito de fábula urbana, esta animação deliciosa convence pela fluidez dramática e por partir da genial ideia de que uma ratazana pode cozinhar e interagir com os humanos de modo criativo. É tão simples que até é estranho como nunca ninguém se lembrou disto antes... Pois o segredo desta história é mesmo esse... Voltar a enternecer crianças e adultos sem ceder aos chavões de sempre.

Este olhar sobre o universo gastronómico também lá tem a moral, o princípio de que ninguém deve desistir das suas ambições pessoais, mas não é minimamente enjoativo. Com arrojo q.b., personagens nada insossas, as reviravoltas em jeito de especiaria e um ligeiro twist para sobremesa tornam este filme de Brad Bird em mais um clássico animado do qual a Pixar se pode orgulhar. E que venha o próximo... antes que a barriga fique a dar horas.


RATATUI
De Brad Bird (2007)
* * * * *

Uma ratazana sensível sonha em ser chefe de cozinha no maior e mais prestigiado restaurante de Paris. E consegue-o graças a uma engenhosa artimanha que só o universo criativo da Pixar (tem de se dizer... nem a Dreamworks lhe chega aos calcanhares!) consegue levar adiante sem demonstrar ligeireza. Inventivo e deliciosamente animado, o filme é já um dos títulos mais fortes de 2007 e pode contar com o Óscar de Melhor Filme de Animação para o próximo ano. O resto são favas contadas!

Sem comentários: