16 de janeiro de 2008

NA SALA ESCURA: Woody em águas turvas







INVEJA.
«O meu único arrependimento em vida é não ter sido outra pessoa.» WOODY ALLEN

A tradição mantém-se: novo ano, novo filme de Woody Allen. O que é certo é que a crítica parece dividida quanto ao termo do tríptico britânico do realizador que partilhou a mesma sala com o presidente da ASAE na noite de fim de ano.

O SONHO DE CASSANDRA é um novo passo melancólico e negro na carreira do cineasta nova-iorquino e a comparação inevitável com «Match Point» tem prejudicado a aceitação deste teste perverso às relações familiares
.


Sim, é certo que o filme não é um prodígio para quem está à espera de ver o estilo neurótico do realizador mas o seu tom incaracterístico face à restante obra não é obrigatoriamente mau. Na verdade, com O SONHO DE CASSANDRA, Woody confirma-se como um bom director de actores e hábil arquitecto de emoções e desenhador de perfis ambíguos.

Os irmãos vividos por Ewan McGregor e Colin Farrell batem certo no seu antagonismo, um roçando a inteligência para fins pouco ambicionáveis (ou, pelo menos, eticamente condenáveis), o outro vivendo a pureza da ignorância e apoiando-se na muleta forte da intuição.

Há, de facto, um certo esforço para acreditar na verosimilhança de uma história dilacerante que caminha a passos largos para o abismo, mas é a procura pelo lado cénico da tragédia - que ganha dimensão por envolver laços de sangue - que dá novo fôlego a este filme para já incompreendido.

Dois irmãos à deriva é também a busca pela tábua de salvação através do humor... negro inevitavelmente. E para quem duvida que Woody Allen deixe a sua marca neste filme, basta recordar o encontro entre os dois irmãos no bar com o homem que lhes vai mudar o rumo. Inesperado e inolvidavelmente cómico, esse instante é puro Allen!


O SONHO DE CASSANDRA
De Woody Allen (2007)
* * *

Regresso de Woody Allen às turbulências do comportamento humano, com Ewan McGregor e Colin Farrell em dois desempenhos dúplices. Irmãos unidos pelo pecado de quererem manter-se unidos. Bonito relato trágico de Allen, só perde quando comparado directamente com «Match Point». Mas não é nenhuma mancha negra no currículo. O cineasta continua são e mais sarcástico do que nunca!

2 comentários:

emot disse...

"O SONHO DE CASSANDRA é um novo passo melancólico e negro na carreira do cineasta nova-iorquino e a comparação inevitável com «Match Point» tem prejudicado a aceitação deste teste perverso às relações familiares"
Assino por baixo

Cataclismo Cerebral disse...

Ainda não o consegui ver, mas surpreende-me que esteja a ser alvo de tanta "pancadaria"...

Abraço