7 de agosto de 2008

CINEFILIA: As cinco promessas de Agosto








GULA.
Em plena silly season já se pressente uma escassez de boa oferta nas salas e a preferência pelo grande espectáculo, muitas vezes sem qualidade digna de registo. E já se começam a vislumbrar os vencedores e os perdedores da temporada: «O Cavaleiro das Trevas» e «Wall.E» são alguns dos mais bem sucedidos, enquanto o regresso de «X-Files» ou a animação «Macacos no Espaço» nunca deviam ter visto a luz do dia... Assim parece!

- HELLBOY II - O EXÉRCITO DOURADO: O regresso há muito esperado do mais cínico e contra-corrente dos super-heróis. Esperemos que a veia expressionista de Guillermo Del Toro se mantenha, assim como a ironia de Ron Perelman. Há quem diga que sim, que a solidez do primeiro filme se mantém. Ainda bem.

- WALL. E: A aposta deste Verão da Pixar é feita de metal e muitas interrogações sobre o sentido da vida. E mais uma vez acertou nesta revisitação pomposa de uma ficção científica elaborada em tom de fábula. Tudo porque um robô, sempre a fazer aquilo para que foi programado, descobre que pode ir mais além quando conhece uma atraente máquina, chamada EVA. Quem viu, não esquece mais.

- THE HOTTEST STATE: O filme esteve para estrear há coisa de dois meses, mas desta é que parece que é... Já tentou a sorte na escrita, agora esmera-se na realização. O actor Ethan Hawke é daquelas eternas promessas que nunca chegou verdadeiramente a confirmar-se. Como se sai atrás das câmaras? O travo indy do filme chama a atenção e aguça a curiosidade, neste conto pessoal sobre as peripécias de um actor para vingar na carreira, enquanto luta para manter sólida uma relação amorosa com uma compositora.

- ROGUE: Desde o excelente «A Criatura» que andamos a salivar por um novo filme de monstros. Ele aqui está, com bastante espírito série B, dirigido pelo mesmo criador do aterrorizante «Wolf Creek».

- STAR WARS: A GUERRA DOS CLONES: Tem sido dos projectos mais falados dos últimos tempos, por voltar à saga de George Lucas, mas desta vez convocando apenas a apurada técnica digital da animação. Será uma boa nova ou uma tentativa de comprometer um conjunto de filmes que já tiveram o seu tempo?

Sem comentários: