15 de maio de 2008

CINEFILIA: As cinco promessas de Maio







SOBERBA. O mês de Maio é pautado por uma característica incómoda: o excesso de estreias - só nesta quinta-feira, dia 15, chegam às salas de cinema oito novos filmes (!). No meio desta imensidão, vai uma ajuda?

- INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL: A razão para estar na lista é só uma - é talvez a estreia mais aguardada dos últimos anos. Ou melhor são duas: adoramos desde sempre o arqueólogo. Como será que ele lida com o peso da idade? Como será a nova reunião dos talentos Spielberg/Lucas? Como será Cate Blanchett a fazer de vilã? Como será que se actualiza uma saga digna dos anos 80 em pleno século XXI? Chega de perguntas?

- ANGEL - ENCANTO E SEDUÇÃO: Inglaterra, 1905. Uma jovem escritora quer ser bem sucedida, famosa, respeitada e encontrar o amor. É difícil ter tudo de uma só vez... que o diga o cineasta francês François Ozon, hábil gestor de emoções.

- LARS E O VERDADEIRO AMOR: Depois de «O Sabor da Cereja» ter sido pouco respeitado pela crítica, este pequeno filme arrisca-se a ser a mais sólida comédia-romântica-de-aura-independente-do-mês. Tudo porque um jovem introvertido (o respeitável Ryan Gosling) apaixona-se por uma boneca em tamanho real, julgando que ela é real. Estamos todos loucos? Ou só a precisar de atenção?

- GOODNIGHT IRENE: Filme urbano português nem sempre traz bons resultados. E que tal arriscar neste? Sobre dois homens de hábitos excêntricos que decidem unir-se atrás de uma obsessão, a mulher que dá nome a este trabalho dirigido por Paolo Marinou-Blanco.

- SHINE A LIGHT: Quem duvida que Rolling Stones e Martin Scorsese não têm nada a ver, é porque anda há mais de 30 anos muito distraído. Agora que a rebeldia veterana de uns se junta ao talento cinematográfico de outro, é altura de aplaudir a música aguerrida de uma banda que já está na história. É bom quando o cinema tropeça na música. E quando a obra é bem dirigida, tanto melhor.

Sem comentários: