23 de novembro de 2007

O MAIOR PECADO DE... Arnold Schwarzenegger







SOBERBA.
«Barulhento, desinspirado e interminável.» JONATHAN ROSEMBAUM in Chigago Reader

Para os puristas da saga, o realizador Joel Schumacher veio estragar o que Tim Burton conseguiu fazer em matéria de recuperação do homem-morcego para o grande ecrã. O que é certo é que Batman demorou quase uma década a voltar ao cinema por culpa deste filme. Que é também o ponto mais baixo da carreira do actual Governador da Califórnia.

Inexpressivo e pouco versátil nos diálogos, Arnold Schwarzenegger conseguiu, mesmo assim, afirmar-se como herói de fitas de acção de respeito nas décadas de 80 e 90 por se juntar a realizadores certos, filmes escalados para toda a família. Até que... decide congelar Gotham City e surge quase irreconhecível num fato tão desproporcionado quanto ridículo.

Em BATMAN E ROBIN, Schumacher destrói qualquer tipo de subtileza na saga, abusa dos efeitos especiais e dos ruídos ensurdecedores e cria uma ausência de qualquer cumplicidade entre Batman (George Clooney a querer forçar a sua entrada no cinema comercial) e o seu ajudante (o apagado Chris O'Donnell). Mas nem os vilões (que costumam ser a parte mais interessante desta história...) convencem.

Além de Uma Thurman em transe com a sua desajustada Poison Ivy, é mesmo Schwarzenegger que sai mais a perder.


Uma prova de que o seu talento não é proporcional aos seus músculos e que está dependente de uma boa direcção. Aqui não aconteceu de todo! E Mr. Freeze é capaz de ser o mais imperfeito, caricatural e insensível vilão de um filme que parte de uma banda-desenhada. Até as personagens de desenhos animados de segunda têm mais espessura. De enregelar os ossos!

CRÍTICAS DE FUGIR:
- INTERNET REVIEWS: Insulta a inteligência dos espectadores com interpretações sem vida e um argumento estafado.
- JAM! MOVIES: Os fãs da saga vão ficar estarrecidos!
- FILMCRITIC.COM: É tão mau quanto se está à espera.
- NASHVILLES: As falas de uma linha de Mr. Freeze traem a falta de confiança de Schumacher na fonte original e mostram a sua insistência nos «clichés» de Hollywood.
- SBS.IS: Warner Brothers, «we have a problem»!

Sem comentários: