16 de novembro de 2007

O QUE AÍ VEM... I'm Not There








AVAREZA.
«O que é o dinheiro? Um homem é um sucesso se se levantar de manhã e for para a cama à noite e, pelo meio, fizer o que sempre gostou de fazer.» BOB DYLAN

Para quem considera que Bob Dylan é dos artistas contemporâneos mais dúplices, ambíguos e profundos do nosso tempo, o realizador Todd Haynes tem a resposta: convocou seis actores (um deles a soberba Cate Blanchett) para vestir a pele do cantautor numa obra que pretende homenagear a lenda, o mito e o talento que se sabe na composição.

Depois de obras arrojadas como «Velvet Goldmine» ou «Longe do Paraíso», nada fazia prever que o próximo projecto de Haynes, I'M NOT THERE, fosse ainda mais inclassificável que os anteriores.

Assim, começamos com um Dylan negro (Marcus Carl Franklyn), seguimos para outros com o rosto de Ben Whishaw (o jovem de «O Perfume»), Christian Bale, Cate Blanchett, Heath Ledger e... Richard Gere!! A ideia é que cada face represente uma fase distinta do trabalho e da vida de Dylan num biopic muito livre e heterogéneo.

Há quem o apelide de OVNI do ano, mas pode ser também uma das mais recompensadoras surpresas cinematográficas de 2007. Até porque Haynes se preocupou, ao que parece, em articular a vida do actor com as diferentes ressonâncias das suas músicas.

Entre os secundários de luxo estão Bruce Greenwood, Charlotte Gainsbourg, Craig Thomas, Michelle Williams e Julianne Moore. Chega?

Sem comentários: