8 de dezembro de 2007

O QUE AÍ VEM... O Amor nos Tempos da Cólera







SOBERBA.
Ainda meio zonzo com a notícia de que uma produtora norte-americana adquiriu os direitos da obra «O Codex 632», de José Rodrigues dos Santos, para uma futura adaptação audiovisual, eis que chega com estreia discreta aos cinemas norte.americanos uma adaptação do clássico O AMOR NOS TEMPOS DA CÓLERA, de Gabriel García Marquez.

O livro ainda hoje figura nas minhas mais presentes memórias literárias, principalmente porque foi das primeiras obras sólidas que li, ainda adolescente.

Além disso, trata-se de uma soberba história de amor, descrita com aquele rendilhado linguístico que só os grandes escritores latinos parecem evidenciar com paixão genuína. O cruzamento oscilante das vidas de Fermina Daza e Florentino Ariza, que dura longas décadas de desencontros, não deve ser nada fácil de transpor para o grande ecrã sem cair em facilitismos emocionais.

A crítica, aquando da estreia lá fora deste filme de Mike Newell (realizador de «Quatro Casamentos e um Funeral» e «O Sorriso de Mona Lisa»), ficou pouco impressionada. Pontos a favor? Os nomes de Javier Bardem e Fernanda Montenegro no elenco. Pontos desfavoráveis? O academismo esperado na condução da história. Falha que esperemos que «O Ensaio Sobre a Cegueira», de Fernando Meirelles, venha a evitar...

Sem comentários: