1 de janeiro de 2008

OS SETE PECADOS DE... 2007









Fim de ano sem balanços não é a mesma coisa e, já sob pena de ir um pouco atrasado, aqui ficam os sete melhores pecados de 2007, por ordem de relevância. Se quiséssemos completar o «top 10», teria ainda de incluir, na 8ª posição, o português «O Capacete Dourado», em 9º «Ultimato» e, por fim, «À Prova de Morte» de Quentin Tarantino.


GULA. Já se sabe que a Pixar não tem concorrentes à altura no que à animação de prestígio diz respeito. Com um terceiro Shrek já algo estafado, o ano dos desenhos animados (e mesmo da imagem real) foi de RATATUI, talvez a melhor combinação dos últimos anos de animação de ponta com uma história irresistivelmente inventiva.

LUXÚRIA. O cinema francês voltou a transcender-se nesta nova e muito sensível adaptação do clássico de D. H. Lawrence, «O Amante de Lady Chatterley». Discreto e muito belo, LADY CHATTERLEY é ainda um sincero hino ao amor. Carnal, acima de tudo.

AVAREZA. Como desmistificar os «telhados de vidro» da classe média norte-americana? Numa espécie de anti-«Donas de Casa Desesperadas», o realizador Todd Field voltou a reincidir no melodrama para contar como Kate Winslet se envolve com Patrick Wilson. Porém, PECADOS ÍNTIMOS tem a habilidade de ir mais longe e de segredar-nos ao ouvido ruidosas incongruências de vidinhas à beira do colapso.

IRA. Que Jodie Foster é arrebatadora quando quer já o sabíamos desde «Taxi Driver». Que o volta a ser em A ESTRANHA EM MIM, também não há dúvidas quando se contempla a sua assombrosa interpretação. Além disso, neste tratado sobre os limites da violência, Neil Jordan tem o mérito de o filmar com a densidade que precisava.

INVEJA. Passou discreto nas salas de cinema mas deixou marcas: AS VIDAS DOS OUTROS, Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, é um importante filme humano sobre como regimes políticos perseguiram artistas, mas também moldaram consciências e humanizaram egos embrenhados em ideologias vigilantes. Um grande melodrama, vindo da Alemanha e que recorda quando o país estava dividido em dois.

SOBERBA. Uma perseguição em torno de um assassino em série que se torna obsessão. Não, não é «Sete Pecados Mortais», embora tenha representado o regresso em grande de David Fincher. Baseado em factos reais, ZODIAC conseguiu mostrar que as obras em torno de um crime podem ser mais cerebrais do que de mera acção.

PREGUIÇA. Para quem quis ir ao cinema e encontrar mero divertimento de acção, THE HOST - A CRIATURA foi a proposta certa do ano. Da Coreia do Sul, esta inventiva obra sobre um monstro que assola os subterrâneos tem os ingredientes certos, descontrói as fragilidades de uma família modesta e... não tem medo de filmar o monstro de perto!

2007: «Top 10» dos melhores filmes
1) RATATUI
2) LADY CHATTERLEY
3) PECADOS ÍNTIMOS
4) A ESTRANHA EM MIM
5) AS VIDAS DOS OUTROS
6) ZODIAC
7) THE HOST: A CRIATURA
8) O CAPACETE DOURADO
9) ULTIMATO
10) À PROVA DE MORTE

3 comentários:

Cataclismo Cerebral disse...

Little Children, Lady Chatterley, Zodiac e The Brave One são divinais... As minhas desilusões resumem-se a Eastern Promises e Death Proof. Bom Top :)

Abraço

andrellv disse...

pssst... "A VIda dos Outros" passa-se na altura do comunismo, nao do nazismo.

:)

Rui Pedro Vieira disse...

Toda a razão... já emendei o lapso cronológico, motivado pela pressa e pelo facto do filme já ter sido visto há largos meses. Sim, aquilo é na fase da Alemanha partida em duas... Anos 80!!! Com a Stasi a fazer das suas. «Mea culpa»!