10 de agosto de 2007

CINEFILIA: As cinco promessas de Agosto

SOBERBA. Depois de tentar criar roteiros semanais de sugestões, eis que a logística da manutenção deste espaço me pede uma reformulação, que seja menos exigente. Assim, no início de cada mês (desta vez um pouco já fora de tempo), deixo de antemão os cinco projectos mais estimulantes a terem direito a estreia nos cinemas. No final do mês, haverá uma surpresa... Esta nova estrutura não proibe que, esporadicamente, apareçam ciclos temáticos para recordar a obra de alguém - já o fiz com Bruce Willis ou Quentin Tarantino, por exemplo. Mas deixemo-nos de rodeios. Embora «silly season», Agosto ainda apresenta bons projectos que convém não perder:

- JYNDABYNE: Boa promessa do novo cinema americano independente, o filme é dirigido por Ray Lawrence, que nos ofereceu a supresa chamada «Lantana», já há uns anos. Aqui, o estilo intimista e assombroso prossegue, quando três amigos descobrem um corpo a flutuar no rio. Já estrou.

- O SABOR DA MELANCIA: Quem viu «Adeus, Dragon Inn» sabe o que esperar sobre este filme do realizador chinês Tian Bian Yi: tudo! Ao que parece, trata-se de uma singela história de amor e uma fábula que funde pop, sexo e melancias sobre uma jovem que descobre que o seu vizinho é actor de filmes para adultos.

- SICKO: Alguém ainda tem paciência para aturar os projectos panfletários de Michael Moore? Apesar das devidas distâncias eu tenho e é com curiosidade e muitos pés atrás que se aguarda a sua última denúncia (que até gerou polémica devido a uma passagem de Moore por Cuba), desta vez ao sistema de saúde norte-americano.

- RATATUI: Última animação da Pixar sobre um rato com dotes de culinária. Dizem que é um bom regresso ao humor para todas as idades, embora tenha decaído um pouco nas bilheteiras norte-americanas. A culpa? «Transformers», «Harry Potter V» e «Shrek 3».

- MUITO BEM, OBRIGADO: Insólito projecto francês, já chegou às salas nacionais. De contornos «kafkianos» assumidos, o filme narra uma espiral de acontecimentos absurdos depois de um homem se meter em problemas com a polícia. Soa bem, não é?

Sem comentários: