26 de agosto de 2007

CINEFILIA: Os pinguins estão na moda

INVEJA. Estamos nos últimos dias de «silly season», é certo - apesar de ainda não ter tido as férias que ando a suspirar há meses (a seu tempo...). Por essa razão, o cinema de animação volta a lançar as suas maiores apostas. Ainda não vi «Ratatui», o último prodígio da Pixar que dizem ser imperdível, mas reparei na estreia discreta de DIA DE SURF. Uma animação com pinguins surfistas que confirma a minha teoria de que os pinguins estão na moda. Querem uma prova? Tudo bem, eu dou cinco...

- DIA DE SURF: Esta animação perde em comparação com «Happy Feet» mas não por muito. Em jeito de falso documentário, o filme segue os passos de Cody, um pinguim que dá nas vistas com uma prancha. Divertido q.b.

- BATMAN REGRESSA: Já não é recente esta aventura negra de Tim Burton em que Michael Keaton era o homem-morcego e Michelle Pfeiffer a saudosa Catwoman. Porém, o responsável pelo salutar tom gélido do filme era Danny DeVito, o estranho vilão chamado justamente Pinguim.

- MADAGÁSCAR: O filme promete mais do que cumpre e, no meio desta saga de personagens de um Zoo em desespero com o habitat, quem sobressai é o grupo de pinguins que está sempre pronto para a acção. Na versão portuguesa, foram os Gato Fedorento que lhes deram voz. Boa escolha!

- HAPPY FEET: Novo regresso ao universo dos pinguins, em jeito de comédia musical. Tudo porque um pinguim, que não sabe cantar, aprende a seduzir através de um contagioso jogo de sapateado. O filme destronou «Carros» e levou o Óscar de Melhor Filme de Animação para casa.

- A MARCHA DOS PINGUINS: Belo documentário transformado em peça de ficção poética dado os diálogos inseridos para ilustrar o ciclo de vida da espécie do pinguim-imperador. O resultado final é tão enternecedor quanto inesquecível. Óscar de Melhor Documentário.

Sem comentários: