17 de outubro de 2007

Quem é fã de colecções, levante o braço!







SOBERBA.
«Este é o cemitério dos homens sem nome. Aqui enterrámos alguns bons amigos. E alguns bons inimigos também.» BILL (Burt Lancaster) em OS PROFISSIONAIS
.
Vejo os anúncios na televisão e mudo de canal. Leio os anúncios na imprensa e mudo a página. Ouço os anúncios na rádio e mudo de estação.

O problema é quando passo pelos quiosques... É das colecções que vos falo, em particular das colecções de DVD, essa «praga» que se apresenta sobre a forma de capas muito bonitas, sinopses que não comprometem e aquela selecção de filmes que estava mesmo a faltar para completar a videoteca lá de casa.

Depois de ter deixado escapar muitas colecções - com excepção da saudosa «Série Y» e «Clássicos Público» do jornal «Público» -, eis que decidi assinar uma com o selo de Planeta Agostini. Sim, essa mesma marca com nome alienígena, que também comercializa o «Dr. House» e afins.

A culpa é de «Cine Western», a mais bem feita selecção de filmes de cowboys que me lembro de ter visto aqui nas redondezas. E com um mérito: não tem nos seus 40 títulos nenhum filme que colida com os que já adquiri ao longo destes últimos anos. Depois, apresenta obras que sobressaem pela diversidade, de géneros, épocas e estilos - desde «O Pistoleiro do Diabo» a «Danças Com Lobos», «O Atirador», «Oiro», «Silverado» ou «O Homem Que Veio de Longe».

Nada de John Ford, Sérgio Leone ou Howard Hawks - o que apesar de ser uma falha estrondosa para quem quer ilustrar a História do Cinema, acaba por ser benéfica dado que são desses cineastas as obras no Velho Oeste que já marcam presença no meu portefólio.

E pronto: eis que caí na tentação das colecções, com direito a pipoqueira de brinde e tudo. E logo eu, que me esforcei por não comprar todos os filmes de 007 que o «Público» está a distribuir em edições cuidadas e com direito a caixa arquivadora e tudo!

O investimento está já a dar os seus frutos: vi OS PROFISSIONAIS, obra clássica de Richard Brooks, em que Burt Lancaster, Lee Marvin e Robert Ryan sofrem as passas do Algarve para resgatarem a rebelde Claudia Cardinale das mãos de um Jack Palance quase irreconhecível.

Excelente divertimento passado nos tempos em que a justiça se media à lei da bala. Agora percebo o prazer de ver um bom western: é concluir como a ordem das coisas se pode fazer em função de conceitos simples como um pedaço de terra.

Uma prova? Basta ver a resposta lacónica que Bill Dolworth (excelente composição de Burt Lancaster) dá, em «Os Profissionais», quando o inimigo Jesus Raza (Palance) lhe pergunta o que o levou a entrar no universo dos negócios obscuros. «O costume: foi dinheiro.» É por estas e por outras que os anti-heróis têm o dobro da piada dos «bonzinhos» moralistas.

Sem comentários: