3 de janeiro de 2009

CINEFILIA: As cinco promessas de Janeiro








SOBERBA.
É o costume: os dois primeiros meses do ano são sempre os mais interessantes em matéria de cinema norte-americano. Entende-se, até porque os estúdios agendam as estreias mais consistentes para este período já a pensar nos Óscares. E assim é em 2009, um mês recheadíssimo de propostas, das quais se torna difícil a selecção. Afinal, não só estamos em crise como o tempo é um bem precioso. E o tempo chuvoso também compromete...

- VALSA COM BASHIR: Numa altura em que os ânimos voltam a estar exaltados lá para os lados do Médio Oriente (terá fim algum dia, este conflito??), a pertinência aumenta neste documentário ambicioso de Ari Folman sobre um israelita a recordar as suas experiências como soldado a combater no Líbano, em 1982. A novidade? Tudo é narrado sob um olhar intimista e com a mais-valia de se formar em torno de animação.

- VICKY CRISTINA BARCELONA: A rotina anual de se estrear um novo filme de Woody Allen mantém-se, felizmente. Agora com o interesse adicional de ser a experiência do realizador em Barcelona, cruzando os talentos da menina Johansson (cada vez mais a sua musa) com os de Penélope Cruz e Javier Bardem. Chegou-se à frente nos Globos de Ouro. O que deve servir de garantia de alguma qualidade. Afinal, Allen é sempre Allen.

- FROST/NIXON: O filme-político e maduro do ano, que já segue na linha da frente para as nomeações para os Óscares. Mesmo que na realização tenha Ron Howard (demasiado académico e certinho, geralmente), parece que é assombroso este encontro dos Estados Unidos com a sua história recente.

- O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON: Outro potencial vencedor na próxima gala dos Óscares, com Brad Pitt e Cate Blanchett a viverem uma estranha relação. Tudo porque ele nasce velho e vai rejuvenescendo com o tempo. A premissa é original e sempre marca a estreia de David Fincher no melodrama.

- A TROCA: O primeiro dos dois filmes de Clint Eastwood que vamos poder ver para já. Diz-se que é um melodrama sensível, sobre os esforços de uma mãe para reencontrar o seu filho. Será o grande desempenho de Angelina Jolie, depois da estatueta dourada com «Vida Interrompida».

Sem comentários: