23 de janeiro de 2009

Óscares: a contagem decrescente começou...

GULA. «Neste momento não sei se sonhava com isto ou não. Mas quando se está no mar tem de se nadar. Ao estar na corrida para os Óscares, logicamente que quero ganhar.» PEDRO ALMODÓVAR, nomeado por «Fala com Ela» (em 2003)

Sem grandes surpresas. Mas com algumas. É assim que se pode analisar à primeira vista as nomeações para os Óscares, anunciadas esta quinta-feira.

SURPRESA número 1: Clint Eastwood foi ignorado na categoria de melhor realizador por «A Troca», que deve sair de mãos a abanar. Até porque o ano parece ser de Kate Winslet nas actrizes e Angelina Jolie já conta com uma estatueta dourada em casa...

SURPRESA número 2: A ascensão meteórica de «Milk», que conta com 8 nomeações para um filme contra-corrente e a nomeação de Gus Van Sant para Melhor Realizador, ele que é um cineasta experimental e pouco interessado em prémios - OK, já tinha sido indicado por «O Bom Rebelde», mas depois afastou-se de campos mais mediáticos.

SURPRESA número 3: A ausência do excelente «Gomorra» de Matteo Garrone dos favoritos ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Vá lá, estão por lá «A Turma» e «A Valsa Com Bashir», a meu ver o provável vencedor da noite;

SURPRESA número 4: A escolha de Richard Jenkins para a nomeação de Melhor Actor por «The Visitor». Nada contra, só a favor: quem o viu, por exemplo, no recente «Destruir Depois de Ler», às ordens dos Irmãos Coen, sabe do que é capaz; Interessante: os recentes Globos de Ouro nem deram por ele.

FACTO ÓBVIO número 1: «O Estranho Caso de Benjamin Button» liderar as nomeações. É um bom prenúncio para um grande filme. Mas, atenção: dizem que «Slumdog Millionaire» pode arrasar nessa noite. Se o filme de David Fincher sair de mãos a abanar, vai ser difícil de superar o trauma. Mas os Óscares de Maquilhagem, Argumento Adaptado, Efeitos Especiais, Fotografia devem ser certos.

FACTO ÓBVIO número 2: «Wall-E» estar nomeado para Melhor Filme de Animação - o Óscar é dele sem dúvidas; tal como o de Heath Ledger, por «O Cavaleiro das Trevas».

FACTO ÓBVIO número 3: A Academia não gosta mesmo de Tom Cruise. Depois de todos os elogios e mais alguns pela sua composição caricatural em «Tempestade Tropical» foi trocado por Robert Downey Junior na categoria de Actor Secundário, pelo mesmo filme.

FACTO ÓBVIO número 4: O equilíbrio entre obras académicas - «The Reader», «O Estranho Caso de Benjamin Button» e «Frost/Nixon» - e mais arrojadas - «Milk» e «Slumdog Millionaire».

Toda a Lista de Nomeados

Sem comentários: