26 de junho de 2007

CINEFILIA: Junho 2007 - 4ª semana

SOBERBA. Esta é uma semana que fica desde já marcada pela presença de Roger Corman, esse vulto da «série B», de clássicos como A FOICE E O PÊNDULO ou A MÁSCARA DA MORTE VERMELHA, que está hoje e amanhã de passagem pelo Museu do Cinema. Agenda: dá-me uma abébia e deixa-me ir vê-lo à Cinemateca. Vá lá...

- SHREK 3: A trilogia fica, para já, completa com o regresso do ogre verde desesperado com a ideia de ter de ser rei... e pai. Embora já pouco surpreendente é o êxito deste verão e um prodígio de animação. Em exibição em todas as salas (às vezes em duplicado!).

- OS PISTOLEIROS MALDITOS: Pois é, Roger Corman vem mesmo cá, inaugurar o ciclo que a Cinemateca agendou até ao fim de Julho. E vai introduzir o visionamento deste clássico de western distorcido. Para ver obrigatoriamente, esta terça, às 21h30, no Museu do Cinema.

- THE BIG SLEEP/À BEIRA DO ABISMO: O TCM é um canal discreto (exibe só à noite, durante o dia é ocupado pelo Cartoon Network) da TV Cabo, mas merecia mais atenção. Na próxima 2ª feira (dia 2), às 21h40, passa este clássico movediço com o par Bogart e Bacall.

- CHARLIE E A FÁBRICA DOS CHOCOLATES: Tim Burton é recomendável todo o ano, mesmo nesta versão «chocolate nada light», com um Johnnie Depp impagável na pele do alucinado Willie Wonka. O filme tem uma belíssima edição em DVD. Muito açucarada.

- AS LIÇÕES DO CINEMA: Sim, regresso à universidade e às aulas de Filmologia com este livro, que me ofereceram há dias. João Mário Grilo, professor e cineasta, condensou as suas aulas numa singela obra literária, com preço apetecível: 8 euros. Só para (pseudo) cromos!

Sem comentários: